sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Artrite Reumatóide (AR)

HTLV-1: Surge um possível Patógeno?

Vários autores descrevem a AR como uma doença auto-imune possivelmente causada por infecção de um patógeno ainda desconhecido. Más estudos recentes começam a associar a inflamação crônica das articulações ao retrovírus humano HTLV-1 (vírus linfotrópico de células T humanas do tipo I).
O HTLV-1 está associado a um raro tipo de câncer das células T CD4+ (leucemia ATLL), à mielopatias e à paraparesia espástica tropical. Ultimamente o retrovírus também vem sendo associado a obtenção de auto-imunidade.
Alguns estudos realizados verificaram a freqüência de doenças reumáticas auto-imunes em pessoas infectadas pelo HTLV-1. Nishioka et al, em 1991 e Motokawa et al, em 1996 foram os primeiros a associar a AR ao retrovírus, e segundo estudo realizado no Ambulatório Multidisciplinar do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 13,1% dos pacientes infectados por HTLV-1 desenvolveram a doença (AR), sendo que na grande maioria das pessoas com AR, também havia o desenvolvimento de mielopatias (Martinelli et al 2006). Esse estudo além da AR, constatou também a presença do HTLV-1 em outras doenças como síndrome de Sjögren (SS) provável (17,5%), constatando que a infecção pelo retrovírus parece ter uma alta capacidade de desenvolver artropátias nos seus portadores.
by Thiago Ribeiro.

Referencias
Martinelli mônica N. de Carvalho. et al. Freqüência de Doenças Reumáticas em Indivíduos infectados pelo HTLV-1. Vol. 46 da Revista Brasileira de Reumatologia. São paulo. 2006.

Robbins Stanley L., Cotran Ramzi S., Patologia: Bases Patológicas das Doenças, tradução da 7° edição, Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.


Um comentário:

  1. Olá Thiago, tudo bem?

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.

    Além disso, o Dia Mundial conta com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. Ele acontecerá no dia 12 de outubro em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória.

    Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas

    Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa. Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço.

    Aproveitando o e-mail, gostaria de saber se você deseja receber algumas informações publicadas no nosso blog ao longo da campanha. Participe da nossa rede!

    Qualquer dúvida estou à disposição,

    Um abraço,

    Vitor
    www.diamundialdaar.com.br
    diamundialdaar@maquina.inf.br

    ResponderExcluir