quarta-feira, 16 de setembro de 2009

INFLAMAÇÃO (óxido nítrico NO)

O NO é uma gás produzido nas células endoteliais que induz ao relaxamento da musculatura lisa dos vasos, promovendo assim a vaso dilatação. Ele é um mediador da inflamação e além de ser produzido nas células endoteliais também é produzido em alguns neurônios e também pelos macrófagos. O NO é sintetizado pela enzima óxido nítrico sintáse (NOS) a partir do aminoácido L-arginina. Existem 3 (três) tipos de NOS: (1) endotelial (eNOS), (2) neural (nNOS) e (3) induzivel (iNOS), essas enzimas são ativadas de duas maneiras; eNOS e nNOS, se apresentam em baixos níveis e são ativadas pelo aumento do influxo de cálcio o que aumenta rapidamente a produção de NO, já a enzima iNOS é ativada pelos macrófagos induzidas por citocínas ex. TNF.
Como foi dito o NO tem ações pró-inflamatórias como a vasodilatação no entanto ele também promove ações anti-inflamatórias funcionando assim como um regulador da inflamação. A presença de NO inibe algumas das etapas dá inflamação induzida por mastócitos e também reduz o recrutamento leucocitário. O NO tem ação anti-microbiana (microbicída) sendo também um mediador na defesa do hospedeiro contra infecções. Existe diminuição da síntese de NO na Aterosclerose, diabetes e hipertensão.
By Thiago Ribeiro

Referencias
Robbins Stanley L., Cotran Ramzi S., Patologia: Bases patológicas das Doenças, Tradução da 7° Edição, Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário