sábado, 12 de setembro de 2009

Padrões de Necrose (necrose gordurosa)

pancreatite gordurosa causada por litíase biliar

O pâncreas (anatomia)
O pâncreas é um órgão que se localiza na região abdominal e exerce funções tanto no sistema digestivo (exócrino) tendo como sua unidade funcional o ácino que produz enzimas com alto poder de digerir alimentos, como no sistema endócrino produzindo nas ilhotas de langerhans, insulina, hormônio que conduz a glicose da corrente sanguínea para dentro das células (A deficiência de insulina no corpo resulta em hiperglicemia, é o que ocorre na diabetes mellitus). as enzimas produzidas pelo pâncreas ficam armazenadas na forma inativa para que não agridam o tecido pancreático.

Sistema de ductos
As enzimas pancreáticas são liberadas através de um ducto chamado ducto pancreático (que conduz o suco pancreático) que se une com outro ducto chamado ducto colédoco (que transporta a bile) em uma estrutura chamada ampola hepatopancreática antes de chegar ao duodeno. O ducto colédoco é formado pela junção dos ductos hepático principal e cístico. Enquanto o ducto pancreático transporta as enzimas através do suco pancreático o ducto colédoco transporta a bile, um liquido rico em lipídios produzido pelo fígado a partir de bilirrubina que é armazenado na vesícula biliar. A bile auxilia na digestão das gorduras e de alguns microorganismos (impedindo que o apodrecimento do alimento dentro do intestino delgado), ela se mistura ao suco pancreático na ampola hepatopancreática e essa mistura é liberada no duodeno.

Litíase Biliar
A litíase biliar ou colelitíase são termos que definem a formação de pedras (calcificações) dentro da vesícula biliar, estas pedras se formão (1) quando ocorre grande excressão de colesterol pelo fígado (comum em pessoas obesas e/ou com hipercolesterolemia) que ocasiona um desequilíbro na composição biliar (lipídios muito concentrados) levando a formação de cristais de colesterol monoidratados ou (2) por formação de cálculos compostos de sais de cálcio e bilirrubina. Estes cálculos podem provocar inflamação da vesícula biliar causando dor intensa e/ou obstrução do ducto adjacente a vesícula. Também causam disfunção digestiva pela insuficiente liberação de bile no duodeno.

Pancreatite
As pancreatite agudas normalmente decorrem da ativação de enzimas pancreáticas ainda dentro do pâncreas, a partir da ativação de tripsinogênio em tripsina, inicia-se a transformação de enzimas, antes protegidas em grânulos de zimogênio, em enzimas ativas que passam a agir no interior do pâncreas digerindo-o. Muitas vezes a ativação destas enzimas é ocasionada pelo acumulo delas nos ductos pancreáticos menores quando há obstrução do ducto principal. A ação enzimática no tecido pancreático causam necrose do mesmo, que caracteriza-se como gordurosa pela liberação das enzimas na cavidade peritoneal levando a digestão dos adipócitos e do próprio pâncreas.

Relação entre colelitíase e pancreatite
Como foi dito existe uma comunicação entre o ducto pancreático e o ducto colédoco chamada de ampola hepatopancreática, e é nessa ampola que ocorre a mistura da bile com o suco pancreático. Os cálculos biliares geralmente ficam dentro da vesícula biliar más existem casos em que esses cálculos adentram a rede de ductos causando obstrução dos mesmos, ao adentrar a rede tu ductos os cálculos podem ir parar na ampola hepatopancreática obstruindo tanto a passagem da bile quanto a passagem do suco pancreático causando a retenção do liquido no pâncreas desencadeando a ativação das enzimas o que leva a um quadro de pancreatite aguda severa. O tratamento do problema é a retirada cirúrgica imediata da obstrução para evitar a digestão total do pâncreas, para que o organismo inicie o reparo e remoção do tecido necrosado pelo organismo. A imediata remoção dos cálculos é importante para evitar a morte do paciente ou o desenvolvimento de seqüelas como problemas de hiperglicemia associada a ineficácia da função do órgão após a regressão da doença.
By Thiago Ribeiro

3 comentários:

  1. como saber se ocorreu necrose no pancreas ??? Meu nome é sarah

    ResponderExcluir
  2. tive essa doença na família e teve o pancreas retirado e podendo preservar a vida.

    ResponderExcluir
  3. cómo volví a ser una mujer feliz con lágrimas de alegría y felicidad. Estoy dando mi testimonio a todos los espectadores en línea, mi problema con el cáncer de estómago en etapa ib y el vih me ha causado muchos dolores y tristezas, especialmente en mi familia. Tenía mucho miedo de perder mi vida, sufrí la vergüenza de visitar terapia cientos de veces, lamentablemente no encontraron una solución definitiva a mi problema, lloré todo el día y la noche, ¿tengo que vivir mi vida de esta manera? Busqué toda la atención en Internet, los estafadores de Internet me estafaron veces sin números... hasta que un amigo mío que se queda en el Reino Unido me presentó a un amigo suyo que se curó de la misma enfermedad, y ella me presentó al Dr. itua quien la curó de cáncer de mama por este correo electrónico drituaherbalcenter@gmail.com. www.drituaherbalcenter.com me comuniqué con él y me prometió que todo estaría bien y tuve fe. Me envió sus medicamentos a base de hierbas a través del servicio de mensajería y me instruyó sobre cómo beberlo durante tres semanas para curar, seguí las instrucciones dadas. a mí y hoy vuelvo a ser una mujer feliz. él cura toda clase de enfermedades.

    ResponderExcluir